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Perguntas freqüentes

Tire sua dúvida!

1) Como funciona a Rede Infoseg?

 

A Rede INFOSEG é um sistema que reúne informações de segurança pública, justiça e fiscalização, normatizada a partir do Decreto 6.138/2007. Seu objetivo principal é a integração das informações de processos judiciais, inquéritos, termos circunstanciados, mandados de prisão, veículos, condutores e armas de fogo. O acesso à rede está disponível aos usuários através do portal www.infoseg.gov.br.

 

Os integrantes desta rede são profissionais dos órgãos federais e estaduais da área de Segurança Pública e Fiscalização, assim como as Forças Armadas e os órgãos do Poder Judiciário e do Ministério Público, e, mediante convênio, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.

 

A integração nacional de dados sobre Indivíduos é realizada por meio de uma rede privativa, que também disponibiliza consultas pela Internet. Através de um índice nacional é possível acessar informações básicas destes Indivíduos. O detalhamento dessas informações é acessado após uma consulta ao índice, que interopera as bases estaduais de origem, permitindo ao usuário o acesso a estes dados, através do link “Consulta Detalhada”. Neste sentido, fica garantida autonomia dos estados com relação à manutenção destes dados.

 

A forma de alimentação dos dados no índice nacional da rede é feita por uma solução de atualização on-line, onde, na medida em que a base de dados do estado sofre uma atualização, é gerado um registro atualizado no Índice Nacional da Rede Infoseg em tempo real. Dessa forma, o Índice Nacional reflete a realidade das bases integradas, facilitando o trabalho dos profissionais de segurança pública, justiça e fiscalização em todo o país.    

 

A Rede INFOSEG é uma estrutura que integra, através da interoperabilidade, diversas bases de dados, mantendo a autonomia da gerência dos dados com o órgão detentor da informação, seja ele estadual ou federal.    

 

No que tange a informações sobre condutores e veículos, a Rede INFOSEG realiza a interoperabilidade dos dados do RENACH - Registro Nacional de Carteira de Habilitação, do RENAVAM - Registro Nacional de Veículos Automotores, do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) e de veículos da Argentina e Uruguai através do SISME – Sistema de Informações de Segurança do MERCOSUL.

Neste momento estamos trabalhando para integrar os dados do RENAJUD - Restrições Judiciais de Veículos Automotores na consulta de veículos.

 

Com relação aos dados de armas de fogo, a Rede INFOSEG interopera dados do SIGMA - Sistema de Gerenciamento Militar de Armas, do Exército Brasileiro e também do SINARM - Sistema Nacional de Armas, da Polícia Federal.

 

Atualmente, a Rede INFOSEG é composta por 432 órgãos e aproximadamente 140 mil usuários, que realizam em média 200 mil consultas por dia. Nos horários de pico chega-se a 15 mil consultas por hora. Neste sentido, a SENASP realizou em 2012 investimentos em computadores servidores e ferramentas de monitoramento, buscando oferecer condições tecnológicas para suportar a crescente demanda.

 

É sob este prisma que a Rede INFOSEG consolida-se como o maior sistema de informações de segurança pública, justiça e fiscalização do país, buscando em seu contínuo aperfeiçoamento a integração através da interoperabilidade com os outros sistemas com o objetivo primordial de oferecer aos profissionais que compõem a Rede INFOSEG informações atualizadas e precisas com a maior agilidade e segurança possível.

 

 

 

2) Como ter acesso à Rede INFOSEG?

 

O acesso à Rede INFOSEG é restrito aos agentes nacionais de Segurança Pública, Justiça e Fiscalização. Caso se enquadre em um destes perfis, favor entrar em contato com o comando de seu órgão/unidade estadual ou federal a qual está subordinado e solicite o devido cadastro para o acesso a Rede.

 

Informamos ainda que na página inicial, nos links "Gestores estaduais" e "Coordenadores federais" no menu esquerdo se encontram os contatos dos responsáveis pela Rede INFOSEG em todas as Unidades da Federação, bem como em órgãos da esfera federal.

 

 

 

3) O Módulo de Segurança, é obrigatório? Como proceder para instalá-lo?

 

Informamos que o plugin do módulo de proteção é obrigatório para se ter acesso à Rede INFOSEG e está disponível para instalação no site.

Na página inicial www.infoseg.gov.br existe uma aba localizada no lado direito superior da tela chamado “Rede INFOSEG”, ao clicá-la, uma nova página será aberta e disponibilizará para download o referido plugin.

 

A instalação do plugin de segurança deverá ser realizada pelo administrador local do computador.

 

 

4) Minha senha está bloqueada ou expirou, como faço para restabelecer meu acesso?

 

O usuário que se encontre com a senha bloqueada deve clicar no link "Esqueci minha senha", localizado abaixo do teclado virtual.

 

O usuário que esteja com a senha expirada deverá solicitar à mesma pessoa que o cadastrou em seu órgão/estado a reativação de sua senha ou entrar em contato com a nossa central de atendimento no número (61) 3962-1999.

 

 

 

5) Estava pesquisando um registro na Rede INFOSEG e o sistema apresenta um erro, qual o procedimento a ser adotado?

 

Favor proceder novamente com a pesquisa e, caso o problema persista, envie um e-mail para faleconosco@infoseg.gov.br, informando data e hora da pesquisa e quais os critérios utilizados em sua pesquisa (print screen da tela com o erro de resposta), argumento pesquisado, junto com seus dados de usuário (nome, CPF, órgão, UF) para que possamos analisar seu caso.

 

 

 

6) Preciso transferir um usuário para outra lotação dentro do mesmo órgão ou para outro órgão, ou alterar o perfil de um usuário, como proceder?

 

O Coordenador que deseja transferir um usuário ou mesmo outro coordenador deverá selecionar a guia "administração" e a opção "ativar/desativar usuário", informar o CPF de quem será transferido e, após isso, selecionar a opção transferência. Uma vez feito isso o usuário poderá ser recadastrado por outro coordenador em outra lotação ou mesmo reativado pelo mesmo coordenador caso necessite.

 

 

 

7) Esqueci a resposta da pergunta secreta/telefone cadastrado/RG cadastrado, como proceder?

 

O sistema solicita ao usuário informar estes dados citados no momento do desbloqueio, quando o usuário não se recorda o sistema apresenta um alerta em vermelho dizendo que os dados não conferem e dispõe ao usuário tentar novamente.

 

Caso o usuário erre 03 vezes seguidas, o sistema apresenta um bloqueio por erro na confirmação dos dados e solicitará que o usuário ligue para a Central de Atendimento da Rede INFOSEG -  (61) 3962-1999 para que a reativação ocorra naquele Atendimento.

 

Neste sentido, o usuário deverá entrar em contato com a Central de Atendimento e informará que não se recorda das informações cadastradas e solicitará o desbloqueio de sua conta.

 

Após confirmação de várias informações sobre o usuário, o atendente irá reinicializar a senha será encaminhada imediatamente ao email deste usuário. Após a reinicialização da senha o usuário deverá cadastrar uma nova pergunta.

 

 

8) A Rede INFOSEG possui atribuição legal para emitir algum tipo de certidão de antecedentes criminais?

 

Não. A Rede INFOSEG, não tem atribuição legal para emitir qualquer tipo de certidão (negativa e/ou positiva) de antecedentes criminais.

 

 

9) Quem inclui e exclui registros na Rede INFOSEG?

 

Primeiramente, ratificamos que a Rede INFOSEG somente processa as informações recebidas ou disponibilizadas pelos entes administrativos interessados na persecução criminal, sendo um serviço de extração de dados e disponibilização "on line", de forma a garantir a autonomia das funções de Estado, no aparelhamento e nas prestações de serviços de cada ente federativo.

 

A inserção ou exclusão de qualquer registro sobre Indivíduos é de responsabilidade do ente que o informa (Secretarias Estaduais de Segurança Pública ou Polícia Federal), e havendo inconsistência na base, o usuário deverá entrar em contato com os gestores estaduais responsáveis pelas informações de Indivíduos e encaminhar sua solicitação através dos e-mails disponibilizados no portal www.infoseg.gov.br (no link Gestores Estaduais).

 

No caso de inconsistência de dados e informações disponibilizadas por órgãos da esfera federal solicitamos que seja encaminhado ao faleconosco@infoseg.gov.br as evidências desta inconsistência para análise da equipe técnica juntamente com seu nome, CPF, órgão, telefones de contato.

 

10) Como faço para verificar e/ou /alterar meu endereço de e-mail cadastrado?

 

Deve-se enviar um ofício ao INFOSEG contendo os dados do usuário: 

Nome completo, nome da mãe completo, data de nascimento, RG, CPF, matrícula no órgão e os endereços de e-mail (antigo e atual para troca). O ofício deverá ser enviado ao Sr. Armando Quadros da Silva Neto - Coordenador Nacional da Rede INFOSEG.

 

Segue abaixo o script de atualização informado aos usuários:

 

Para alterar o seu email no sistema é necessário o envio de um Ofício em PDF. O ofício deverá conter os dados do usuário: Logotipo do órgão no cabeçalho, número do ofício, nome completo, nome da mãe completo, data de nascimento, RG, CPF, matrícula no órgão e os endereços de e-mail (antigo e atual para troca), assinatura do solicitante e do coordenador responsável ou chefe imediato com o telefone institucional para contato. Para converter o arquivo em PDF, é recomendável a instalação do software PDF creator, este aplicativo funciona como uma impressora virtual, ou seja, escolha o “arquivo” que deseja “imprimir” e na hora da impressão selecione o PDF creator, ao clicar em imprimir este aplicativo vai gerar um arquivo em PDF de sua impressão (Link para download: http://sourceforge.net/projects/pdfcreator/ ). O mesmo deverá ser enviado aos cuidados do Sr. Armando Quadros, Coordenador Nacional da Rede Infoseg.

 

Após a alteração solicitada o sistema envia de imediato, (automaticamente) uma notificação de sucesso na alteração, para o novo endereço de e-mail alterado e a senha do usuário, permanece a mesma. Lembramos que o email institucional somente poderá ser alterado pelo próprio usuário.

 

11) Se um usuário formata o HD principal de sua máquina, mesmo assim este usuário precisa realizar a exclusão deste computador?

 

Sim. Mesmo com a formatação do HD, este computador deverá ser excluído dos dados referentes aos computadores cadastrados por este usuário

 

 

12) Sou servidor federal e quero ter acesso ao INFOSEG? O que devo fazer?

 

Preliminarmente, procure saber internamente se o órgão federal em que você trabalha possui acesso ao INFOSEG. Caso não tenha, e você entenda que este acesso é importante para o desempenho das suas funções neste órgão, e, obrigatoriamente, sendo atendido o disposto no Art. 2.º do Decreto 6.138/2007, solicitamos que o responsável pelo referido órgão encaminhe ofício à SENASP expondo os motivos que demandam o acesso à Rede INFOSEG. 

 

 

13) Sou servidor estadual e quero ter acesso ao INFOSEG? O que devo fazer?

 

Preliminarmente, procure saber internamente se o órgão estadual em que você trabalha possui acesso ao INFOSEG. Caso não tenha, e você entenda que este acesso é importante para o desempenho das suas funções neste órgão, e, obrigatoriamente, sendo atendido o disposto no Art. 2.º do Decreto 6.138/2007, solicitamos que o responsável pelo referido órgão encaminhe ofício ao Gestor Estadual da Rede INFOSEG expondo os motivos que demandam o acesso à Rede INFOSEG. 

 

 

13) A Guarda Municipal pode ter acesso ao INFOSEG?

 

Sim. A Secretaria Nacional de Segurança Pública regulamentou por meio da Portaria n.º 48, de 27 de agosto de 2012, o acesso das Guardas Municipais à Rede INFOSEG. A celebração de convênio entre a SENASP e município estará sujeita à aquiescência do Conselho Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Segurança Pública – CONSEMS. Para mais informações envie um e-mail para cgi.guardasmunicpais@mj.gov.br

 

 

14) Como devo proceder em casos de suspeição nas atividades de algum usuário na Rede INFOSEG?

 

Deverá ser aberto algum procedimento oficial no órgão em que este usuário exerce suas funções (por exemplo, um Procedimento Administrativo Disciplinar, uma Sindicância, um Processo, etc...) referenciando no ofício que solicita a auditoria o referido procedimento. Esta solicitação deverá ser encaminhada por ofício pela Chefia do Serviço de Inteligência do órgão, nos termos do Art. 6.º do Decreto 6.138/07.

 

 

15) Como consigo acesso ao sistema SINIVEM?

 

O Sistema Integrado Nacional de Identificação de Veículos em Movimento – SINIVEM está integrado ao INFOSEG, e por este motivo é necessário que o órgão que possui acesso a Rede INFOSEG esteja habilitado para que seus usuários possam ter acesso ao SINIVEM. Neste sentido, será necessário solicitar ao seu coordenador a inclusão deste sistema em seu perfil. Para mais informações envie um e-mail para sinivem@mj.gov.br

 

 

15) Fui escalado para trabalhar na Campanha do Desarmamento, como consigo acesso ao sistema DESARMA?

 

O Sistema DESARMA está integrado ao INFOSEG, e por este motivo é necessário que o órgão que possui acesso a Rede INFOSEG esteja habilitado para que seus usuários possam ter acesso ao sistema. Se você vai trabalhar na Campanha do Desarmamento, recebendo armas nos postos credenciados ou cadastrando postos de recebimento, entre em contato com o Coordenador Administrativo Titular (ou assistente) do INFOSEG em seu órgão para que o seu perfil seja alterado. Para mais informações envie um e-mail para desarmamento2011@mj.gov.br .

 

16) O que é o TAID?

 

É uma solução tecnológica capaz de identificar a chamada realizada pelo usuário do INFOSEG a partir do seu Telefone Autorizador cadastrado e realizar sua autenticação na segunda camada de segurança. O usuário sempre que acessar o INFOSEG deverá ligar para o nº (0XX61) 2025-2900 para realizar sua autenticação, caso não possua acesso ao aplicativo InfosegCode.

 

17) O que é o aplicativo InfosegCode?

 

O aplicativo InfosegCode é uma alternativa para usuários que não desejam utilizar o TAID e está disponível para download no Google Play. Em breve uma versão iOS também estará disponível na AppStore. Veja nessa matéria como é fácil baixar, cadastrar e utilizar seu smartphone para autenticar seu acesso ao INFOSEG.

Após ser recadastrado pelo seu coordenador o usuário deverá acessar a Rede INFOSEG e ter em mãos o smartphone com o aplicativo InfosegCode instalado. 

O aplicativo está disponível para download no Google Play. Basta pesquisar por InfosegCode e autorizar a instalação e execução.

Após o login, o usuário será redirecionado para a segunda autenticação (nova camada de segurança) e deverá abrir seu aplicativo InfosegCode posicionando a câmera digital de maneira que o código QRCode seja escaneado. Neste momento o smartphone será cadastrado e você receberá uma mensagem confirmando essa ação.

Somente o smartphone cadastrado poderá ser utilizado para geração de tokens de acesso. No momento da ação de cadastramento o smartphone deverá estar conectado a Internet. Após estar cadastrado não haverá mais necessidade do smartphone estar conectado a Internet.

Não é permitido o cadastramento de outros smartphones. Cada usuário poderá cadastrar somente UM smartphone.

 

18) Como autenticar o acesso a Rede INFOSEG através do InfosegCode?

 

Após cadastrar o smartphone o usuário deverá sair do sistema e logar-se novamente. Na segunda camada de segurança uma nova tela será exibida e um novo código QRCode será gerado, desta vez para autenticação do acesso. 

Mais uma vez, posicione a câmera digital de maneira que o código seja escaneado para que aplicativo possa exibir o conteúdo decodificado (token de acesso) que deverá ser informado pelo usuário. Após informar o token o sistema validará a autenticação do usuário.

O InfosegCode também estará disponível para os usuários que possuem smartphone com sistema iOS no início de novembro.

 

19) O que preciso fazer para alterar o número do telefone autorizador?

 

Deverá enviar um ofício assinado pelo signatário e chefia imediata informando o nome, cpf do usuário, telefone autorizador atual e o novo para a Rede INFOSEG da mesma forma que é realizada a solicitação para troca de e-mail. 

 

 

 

 

 

 

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